top of page

Gepeto

Personagens SUPER AVANÇADOS no MOHO.

*Poses desenvolvidas com o rig do método

A jornada de encontrar seu caminho.

Se você é fã de animação como eu, deve assistir desenhos animados e pensar como seria legal criar seu próprio personagem e dar vida a ele, não é mesmo? Seja um projeto pessoal ou transformar essa paixão em ganha-pão. Dar vida ao personagem é tão difícil quanto dar vida ao Pinóquio.
          Eu já tinha alguns anos trabalhando na indústria publicitária e procurava recursos para fazer um curta-metragem meu. Aprendi 3D e me saí bem, mas 3D exige muito de computadores, processos e estrutura — assistir a filmes da Hanna-Barbera parecia muito mais fácil!
          Resolvi então ir pelo caminho da animação 2D: pesquisei na época os programas
disponíveis e após comparar os todos os prós e contras, encontrei um programa versátil que utilizava os ossos que já conhecia do 3D e tinha excelente desempenho. Ele não possuía mensalidades que nos prendem em dívidas eternas e era bem leve: esse era o Anime Studio que conhecemos hoje como MOHO. E para minha surpresa, já estava fazendo animações na primeira semana! - sua curva de aprendizado é muito rápida!
          Já se passaram muitos anos, nesse meio tempo adquiri muito conteúdo, aprendi tanto, com tantas ferramentas ótimas! Juntei quase uma década de conhecimento em um método didático e muito prático que vai te ajudar a passar muito bem pelo caminho das pedras.
          Ouso te dizer que você nunca viu um método de Criação de Personagens no MOHO tão completo no mundo inteiro, com situações práticas e detalhes surpreendentes!
     
Confie em mim, você levará seus personagens para o nível totalmente profissional e em pouquíssimo tempo estará no mercado de animação profissional, e quem sabe trabalhando internacionalmente!

O que você vai 

encontrar no método

Conceitos avançados de ilustração no Moho

A maioria dos artistas que usam o Moho vem de outros programas e temem migrar de vez.
Mas acredite, isso é necessário! Importar elementos de outro programa vetorial não vai te salvar quando precisar criar as smart actions no programa: você precisa dominar o Moho, pensar dentro do Moho. Só assim conseguirá avançar no programa. Saia da zona de conforto, eu te ajudarei! 

Melhora do workflow

Moho é um ótimo programa, muito completo em todos os aspectos. Mas acredite, com scripts no Moho tudo ficará mais fluído e fácil. Mas qual script você deve instalar? Não se preocupe com isso: preparei uma seleção dos melhores na nossa famigerada Caixa de Pandora. Pergunte a qualquer aluno do meu método e você saberá do que ela é capaz.

Respostas aos porquês das técnicas no Moho

O objetivo do método é formar em você um conceito analítico para resolver problemas comuns nos rigs e não somente reproduzir o que é feito. Estou desenvolvendo o Rig como se fosse para um cliente, do zero, encontrando soluções para cada etapa e contornando erros. Tudo o que aprender pode ser reaplicado em rigs de projetos pessoais, desde o mais simples ao avançado.

Lives para dúvidas

O métod foi (e está sendo) desenvolvido e sendo liberado com conteúdo semanal, o que é ótimo, pois posso acompanhar o processo dos alunos e reforçar pontos durante o desenvolvimento. Mas não é somente isso: lives específicas com o tema aberto a perguntas para podermos sanar dúvidas são feitas a medida que os alunos avançam nos módulos. Todo conteúdo fica gravado para consultas posteriores.

Atualizações de ferramenta
e conceitos completos

No método eu não pulei ou acelerei processos, bem como mantive aulas completas sobre os temas (você é dono do tempo, pode parar e voltar quando quiser, certo?). Meu intuito foi seguir um raciocínio para os que são bons em concentração e concluir cada etapa. Além disso, sempre adicionarei novas aulas no apêndice demonstrando novas ferramentas e processos, o uso e o que ela faz, quando surgir, seja original do Moho ou Scripts de terceiros.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

Ferramentas, na prática!

No método não tem aquelas aulas teóricas longas de usar a ferramentas, mostrando uma por uma e só depois praticar com elas. Já começamos com a prática delas! Esta é a melhor forma de fixar o conhecimento. Além disso, mostro Tips na tela, com dicas específicas para cada ferramenta. 

Desenvolvimento de
um rig extraordinário!

Na indústria da animação vemos muitos projetos de Rig de cair o queixo no chão: personagens com um design realmente profissional, que não vemos tanto no Moho. No nosso curso iremos usar um concept muito bem elaborado para o desenvolvimento de um personagem com estética de grandes estúdios de animação. Nível Cartoon Network (ou seria nível Cartoon Saloon?).

Uma poderosa
comunidade para desfrutar

Outro grande objetivo do método é melhorar o seu network. Temos profissionais de todas as áreas que podem ser grandes parceiros seus na criação ou execução de seus projetos, seja pessoal ou para algum cliente.

Técnicas avançadíssimas
de rigging

Sem dúvida, o método é para quem tem o conhecimento básico do programa e rigging, e a proposta é elevar o nível de seu Rig. Mas ele também é o caminho das pedras para quem está começando, proporcionando (se você se dedicar aos estudos) um avanço de anos em pouco tempo. Todo o método foi um compilado de anos de experiência minha, conteúdos de várias partes do mundo e acredite, você ainda não viu nada assim.

Uma introdução ao mercado
nacional e internacional Moho

Fiz questão de abordar o assunto logo na primeira live, com valores, tabelas, dicas e ferramentas para trabalhar bem como freelacer em animação. Revelei também valores pessoais de precificação e salários atuais, bem como minha perspectiva, como alguém que trabalha atualmente no mercado internacional. Possuímos também na comunidade um local para anúncios de serviços e trocas de experiências neste âmbito.

imagem_2023-01-09_171456915.png
Café na mesa
1.jpg

Carla Manso
(Portugal)

O Luca explica tudo nos mínimos detalhes, a sensação é de que a nossa mente expande, porque a informação que não encontrávamos em parte nenhuma da internet, está aqui neste método e tudo agora faz sentido. Existe um fio condutor entre assuntos, isso facilita a compreensão da matéria.
[...]

[leia na íntegra]

daa3a0e4-93a1-4e25-bf43-a7d03d7fa000.jfif

Ricardo Bragança
(Brasil)

Pesquisei muito sobre métodos e tutoriais de animação que usassem o MOHO e quase a totalidade são gringos. Não encontrei, praticamente, nada em português que valesse a pena [...] até encontrar o Luca!

[leia na íntegra]

Testemunhos

de alguns alunos do método

Jornada
Encontro no Curso
Dizem do Curso
  • 01. Introdução
    Seja muito bem-vindo ao nosso curso GEPPETTO rigging no Moho! Aqui vai uma apresentação breve do conteúdo e um histórico da minha jornada. Este tem aula experimental! 😍
  • 04. Estudo de articulações
    Todo corpo é um conjunto de articulações. Essas articulações podem ser resolvidas de forma simples, e se fazemos isso assertivamente irá nos poupar tempo. Nessa aula veremos alguns exemplos.
  • 03. Desenhando no Moho para o Moho
    Pergunta frequente: posso desenhar no Illustrator e importar no Moho? Resposta: sim, mas não é o melhor. Assista a essa aula e saia da zona de conforto e se torne um expert em desenhos no Moho. Com o tempo não vai querer outro programa, te garanto.
  • 06. Determinando limites para as articulações
    Vamos encerrando a última aula determinando os limites das articulações e introduzindo algumas funções do BONE CONSTRAINT.
  • 05. Prática: Rig da perna Equina
    Uma aula que irá te revelar muitos segredos do rigging no Moho. Mas é um FILLER, somente um estudo e demonstração, escolhendo o modelo mais complexo da última aula. Apesar de não ser canônica, é muito importante você assistir para entender conceitos e ferramentas que usaremos no decorrer do método!
  • 02. Scripts, atalhos e instalação
    Vamos abrir um leque de novas funções em seu Moho com o uso Scripts. Não tenha medo do novo! Nessa aula eu te ensino como configurar os Scripts e atalhos que usaremos ao longo do Método.
  • 08. Organizando as nossas referências
    Até que enfim vamos dar start a criação! Tudo deve estar em ordem para termos um melhor WORKFLOW. Arregace as mangas e vamos partir para o fantástico mudo do RIG!
  • 07. Seja intencional no Moho: Menos é mais
    Sabe o efeito borboleta? Moho é um ambiente propício para demostrar a realidade disso. Então seja intencional. Vamos falar sobre isso?
  • 13. Desenhando braço Direito #1
    Nessa aula usaremos partes escondidas da ferramenta Create Limb 2! Se você achava que ela era boa, espere até ver isso!
  • 09. Desenho cabeça #1 - Rosto
    Daremos início ao desenho do nosso Little Luca! Desenharemos o seu rosto com toda sequência correta de layers e uso de ferramentas incríveis!
  • 11. Estudo das articulações do Little Luca
    Assim como no módulo anterior, vamos fazer um estudo (desta vez do zero) das articulações do Luquinha. É uma aula essencial para termos um bom desenvolvimento do projeto.
  • 12. Desenho do Tórax
    Avançamos no design do personagem e enfrentaremos aqui um desafio maior do design até aqui: a Gola. Vamos avançando!
  • 15. Desenhando Perna Direita
    Vamos ao desenho das pernas. Última aula do módulo desenho. Ufa! Quanta coisa nova, heim? E aí? O que achou de tudo até aqui? Tome um fôlego e vamos para o nosso terceiro módulo!
  • 14. Desenhando Braço Direito #2
    Seguimos no desenho da manga da jaqueta, finalizando o braço e também já desenharemos o pescoço. E o mais legal: já estão todos rigados! :)
  • 10. Desenho cabeça #2 - Cabelos e óculos
    Dando seguimento no design do personagem, desenharemos os cabelos, óculos e shade do rosto. Conheceremos também o Patch, uma ferramenta poderosa!
  • 26. Resolução — Algoritmo da Íris
    Vamos enfim desvendar esse enigma do algoritmo da íris. No fim, não é tão complicado como você imaginava, certo? Teremos pequenos ajustes nas aulas posteriores.
  • 27. Bind Layer + Points e Hierarquias
    Bora linkar tudo? Trabalho minucioso, que exige muita atenção! Não deixe nada de fora, heim?
  • 19. Rig dos olhos #2 - Piscadas e mais detalhes
    Chegada a hora Rig dos olhos nas Piscadas e alguns detalhes para incrementarmos ainda mais o Design nosso personagem; Estamos muito próximo do padrão Cartoon Network, heim? No dia da aula eu estava muito engraçadinho, então me perdoem. :D
  • 16. Estrutura Geral #1
    Finalmente adentraremos no incrível mundo do Rigging. Vamos comigo nessa! Conheceremos as estruturas de bones e hierarquias.
  • 32. Switch para as mãos
    Chegamos ao final deste módulo com o desenho das mãos em um switch, mas desta vez sem interpolação. Vamos entender a diferença?
  • 20. Exercício #1 — Algoritmo da Íris
    Nessa aula venho apresentar as ferramentas que temos disponíveis no Moho e propor a você a criação de um Algoritmo da Íris. E aí? Topa o desafio?
  • 24. Perspectiva na Perna #1 — Mecânica
    Vamos avançando nas perspectivas e agora iniciando a perspectiva da perna, sua parte mecânica.
  • 22. Perspectiva do Braço #1 — Mecânica
    Trabalhemos agora a tridimensionalidade do braço: adicionando perspectiva, uma parte mecânica.
  • 21. Rig dos Óculos
    Vamos então “rigar” nossos óculos e adicionar uma certa mobilidade neles, um toque cartunesco.
  • 30. Fonemas #1
    Chegada a hora de criara uns fonemas e fazer umas combinações entre actions. Qual será o resultado?
  • 29. Estrutura facial para Lipsync
    Os bones podem simular uma poderosa cadeia de músculos faciais. Então simulemos isso!
  • 25. Perspectiva na Perna #2 — Design
    Encerremos o design da perspectiva da nossa perna e agora podemos fazer muitas poses com ela!
  • 23. Perspectiva do braço #2 — Design
    Daremos conclusão a perspectiva do braço e acertar algumas questões de design.
  • 18. Rig dos olhos #1 - joystick para controle
    Adentrando nas actions e de cara com um sofisticado controlador da Íris que você sempre viu os profissionais do Rigging postar vídeos demo. Agora será você!
  • 31. Fonemas #2
    Finalizando os Fonemas, com FV, LTH e introdução do sistema hibrido entre rig e switches.
  • 17. Estrutura Geral #2
    Seguindo na estrutura dos bones. Ferramentas novas são apresentadas! Vamos que vamos.
  • 28. Duplicando e flipando membros
    O que você irá aprender aqui nessa aula vale milhões! Após termos feito todas as actions de um lado duplicaremos os membros e enviar para o outro lado! :)
  • 38 Fix no perfil da cabeça #2
    Seguindo na conclusão da resolução de problemas do model sheet. Agora sim, está muito mais sólido o desenho!
  • 45 Turn torso perfil #1
    Agora, sim! Vamos seguindo com o turn do torso para 3/4. Usaremos técnicas e novos scripts!
  • 50 Switches para pés
    Em muitos momentos iremos precisar de uma nova pose para os pés, então vou lhe ensinar como criar uma pose sempre que precisar e perder o medo de usar os switches para pés (no toon boom isso é bem comum) e o melhor: com interpolação (nas versões recentes do Moho).
  • 41 Torso em 3/4 #2
    Concluiremos o TURN do corpo pra 3/4. E na próxima aula, teremos que melhorar a tridimensionalidade da gola.
  • 44 Redesign da Gola #3
    Criaremos um loop para as linhas da nossa gola, resolvendo essa questão em todas as vistas. Próxima aula a questão da máscara da mesma.
  • 34 Giro de cabeça 3/4 #2
    Concluiremos o giro de cabeça para 3/4. Viu como é simples?
  • 39 Joystick da head
    Nessa aula super complexa e longa (só que não) vamos fazer o Joystick da cabeça.
  • 42 Redesign da Gola #1
    Temos aqui um grande dilema, porque sou destes que sofrem com o design: existem algumas coisas que não batem em 3/4 e o principal é a gola. Então veja como soluciono esse problema nas próximas aulas.
  • 37 Fix no perfil da cabeça #1
    Ops... Editando a aula percebi um erro de Parallax que me incomodou muito! Você viu eu reclamando o tempo todo na aula anterior da posição da orelha, óculos… Então essa e a próxima aula é um ajustar de velas, que sempre acontece. Arquivos do desenho da cabeça aqui abaixo. Recomendo de antemão que confira sempre a sua folha de personagem para evitar esse tipo de problema.
  • 51 Finalizando turns do corpo
    Terminamos então o turn do corpo, uma legenda para os controles e ajuste de alguns detalhes importantes para um rig. Vamos agora para a etapa de finalização!
  • 43 Redesign da Gola #2
    Criaremos um loop para as linhas da nossa gola, resolvendo essa questão em todas as vistas. Próxima aula a questão da máscara da mesma.
  • 35 Tilt Head #1
    Vamos então agora aplicar o tilt na cabeça (movimento vertical) com uma técnica muito interessante para não errar as posições. Let's Go!
  • 49 Turn pé
    Cara, essa aula é muita técnica que já uso a muito tempo e que revolucionou minha forma de trabalho. Vale ouro! Curta e simples. Vamos lá!
  • 35 Tilt Head #2
    Concluiremos o tilt de cabeça, ainda que o efeito parallax esteja estranho... O que será que houve? Não se preocupe, resolveremos na próxima aula.
  • 48 Turn quadril #2
    Concluíndo de forma bem prática o turn do quadril. Vamos seguindo com restante das partes!
  • 33 Giro de cabeça 3/4 #1
    Iniciemos o giro do corpo para direita, aplicando técnicas de solid design no nosso personagem, sendo um dos princípios de animação.
  • 40 Turn do torso 3/4 #1
    Chegamos então ao giro do torso. Bora levar O Luquinha a se contorcer!
  • 46 Turn torso perfil #2
    Finalizamos o turn do tronco para perfil e vamos entender também sobre o empilhamento de layers na animação, seja manual ou em uma action.
  • 47 Turn quadril #1
    Seguimos então com o turn do quadril. Como se vê, é muito mais simples que o turn da nossa jaqueta. Veremos pontos importantes também sobre a silhueta do personagem.
  • Live #1 - Mercado e Precificação Moho
    Live do dia 28 de janeiro de 2023. Falamos sobre muitos pontos interessantes sobre precificação, mercado internacional e nacional. Referências pessoais e compartilhamento de ferramentas para freelancers e orçamentos.
  • São essas aulas programadas, e elas podem ser mudadas sem aviso prévio. Outro fato é que muitas aulas ainda serão adicionadas. ​IV - Turn do Corpo (Frontal para 3/4) Perfil da cabeça por switch Combinação de dois smartbones Finalização e teste de Rig. V - Pós produção Como salvar o arquivo Uso de camadas de referências Interação entre personagens Interação com objetos​ Lives Live Módulo #2 Live Módulo #3 Live Módulo #4 Live Módulo #5
  • Como posso tirar as minhas dúvidas?
    Temos uma comunidade ativa no Telegram, seguimentada e com muitos amigos que podem ajudar. Eu pessoalmente responderei às perguntas ao final de cada dia ou momentos esporádicos. No final de cada módulo irei transmitir uma live para sanar as dúvidas ao vivo e o material ficará gravado. As dúvidas serão respondidas somente por este canal e é muito importante a participação na comunidade.
  • Existe valor adicional?
    Não há taxas para atualizações DESTE MÉTODO, de Rigging, para quem já adquiriu. Atualização de preços serão cobrados somente de novos alunos.
  • Este método é de animação?
    Não, este método é de Rigging avançado no Moho. Abordaremos conceitos de animação somente, um método específico de animação é o ANIMA 101.
  • Se eu não gostar das aulas, posso pedir meu dinheiro de volta?
    Sim, você pode. Você terá acesso completo por 7 dias para avaliação das aulas e professor e durante esse período, se quiser pode solicitar seu reembolso.
  • Sou completamente iniciante. O método é pra mim?
    Não e sim. Não porque o nível do método é intermediário a avançado com um certo nível de conhecimento, com aulas pensadas para este público. E sim porque se você se dedicar ao conteúdo poderá acompanhar com muito empenho, já entrando por um caminho mais curto e conseguindo ótimos resultados. Você não terá que reaprender novas técnicas ou métodos, poderá iniciar pelo caminho das pedras, ou adquirir o PACK 101 que é para iniciantes.
  • O método é somente de RIGGING?
    Não, como se faz necessário entender princípios de desenho no Moho preparei um módulo inteiro com técnicas avançadas de desenho e vetorização no Moho. Você vai adorar! Além de conceitos de animação desenvolvidos durante o método, lembrando que o método não é de animação e sim de Rigging.
  • Esse método possui certificado?
    Sim, o método possui um lindo certificado ao final dos módulos.
  • O método é gravado ou ao vivo?
    O conceito do método é GRAVADO, mas tem materiais de apoio ao longo do método que será ao vivo, com datas e horários marcados antecipadamente. Normalmente as aulas ao vivo são em finais de cada módulo e esporadicamente quando se fizer necessário ou lançamento de novas ferramentas.
  • Este valor pode ser parcelado?
    Sim, o valor pode ser parcelado, inclusive em dois cartões em até 12x SEM os juros da operadora.
  • Por quanto tempo terei acesso ao método?
    O acesso ao método é vitalício, inclusive a novos materiais que serão adicionados posteriormente.
Personagem sem fundo.png

O cara por trás do  método

N ascido em 1983, naquela época que crianças não tinham privações de tela, minhas manhãs eram recheadas de diversão aos cuidados de Hanna-Barbera. Crescendo e precisando pagar contas, o sonho de desenhar ficou para trás, até me tornar adulto. Fiz da animação e design um hobby, passei pela área de ilustração, 3D e modelagem 3D até me entregar de vez ao 2D ao conhecer o Moho!

   Com o nascimento da minha filha, as coisas ficaram mais interessantes: qual seria o legado ou ideal de vida que queria passar para ela? Foi então que 2022 decidi que iria deixar o mundo da publicidade (que até então era o meu ganha-pão) para embarcar de cabeça no mundo da animação, e no meio do caminho comecei um canal no YouTube.

  Hoje trabalho na Bored Panda Animation, como Concept Rigger e ministro aulas sobre Rig e animação no Moho. Nesta jornada também descobri que sou apaixonado por ensinar e nortear pessoas a correr atrás dos seus sonhos.
    Do começo da minha carreira artística resgatada para cá já são mais de 15 anos. Na animação no Moho, mais da metade disso!

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • 01. Introdução
    Seja muito bem-vindo ao nosso curso GEPPETTO rigging no Moho! Aqui vai uma apresentação breve do conteúdo e um histórico da minha jornada. Este tem aula experimental! 😍
  • 04. Estudo de articulações
    Todo corpo é um conjunto de articulações. Essas articulações podem ser resolvidas de forma simples, e se fazemos isso assertivamente irá nos poupar tempo. Nessa aula veremos alguns exemplos.
  • 03. Desenhando no Moho para o Moho
    Pergunta frequente: posso desenhar no Illustrator e importar no Moho? Resposta: sim, mas não é o melhor. Assista a essa aula e saia da zona de conforto e se torne um expert em desenhos no Moho. Com o tempo não vai querer outro programa, te garanto.
  • 06. Determinando limites para as articulações
    Vamos encerrando a última aula determinando os limites das articulações e introduzindo algumas funções do BONE CONSTRAINT.
  • 05. Prática: Rig da perna Equina
    Uma aula que irá te revelar muitos segredos do rigging no Moho. Mas é um FILLER, somente um estudo e demonstração, escolhendo o modelo mais complexo da última aula. Apesar de não ser canônica, é muito importante você assistir para entender conceitos e ferramentas que usaremos no decorrer do método!
  • 02. Scripts, atalhos e instalação
    Vamos abrir um leque de novas funções em seu Moho com o uso Scripts. Não tenha medo do novo! Nessa aula eu te ensino como configurar os Scripts e atalhos que usaremos ao longo do Método.
  • 08. Organizando as nossas referências
    Até que enfim vamos dar start a criação! Tudo deve estar em ordem para termos um melhor WORKFLOW. Arregace as mangas e vamos partir para o fantástico mudo do RIG!
  • 07. Seja intencional no Moho: Menos é mais
    Sabe o efeito borboleta? Moho é um ambiente propício para demostrar a realidade disso. Então seja intencional. Vamos falar sobre isso?
  • 13. Desenhando braço Direito #1
    Nessa aula usaremos partes escondidas da ferramenta Create Limb 2! Se você achava que ela era boa, espere até ver isso!
  • 09. Desenho cabeça #1 - Rosto
    Daremos início ao desenho do nosso Little Luca! Desenharemos o seu rosto com toda sequência correta de layers e uso de ferramentas incríveis!
  • 11. Estudo das articulações do Little Luca
    Assim como no módulo anterior, vamos fazer um estudo (desta vez do zero) das articulações do Luquinha. É uma aula essencial para termos um bom desenvolvimento do projeto.
  • 12. Desenho do Tórax
    Avançamos no design do personagem e enfrentaremos aqui um desafio maior do design até aqui: a Gola. Vamos avançando!
  • 15. Desenhando Perna Direita
    Vamos ao desenho das pernas. Última aula do módulo desenho. Ufa! Quanta coisa nova, heim? E aí? O que achou de tudo até aqui? Tome um fôlego e vamos para o nosso terceiro módulo!
  • 14. Desenhando Braço Direito #2
    Seguimos no desenho da manga da jaqueta, finalizando o braço e também já desenharemos o pescoço. E o mais legal: já estão todos rigados! :)
  • 10. Desenho cabeça #2 - Cabelos e óculos
    Dando seguimento no design do personagem, desenharemos os cabelos, óculos e shade do rosto. Conheceremos também o Patch, uma ferramenta poderosa!
  • 26. Resolução — Algoritmo da Íris
    Vamos enfim desvendar esse enigma do algoritmo da íris. No fim, não é tão complicado como você imaginava, certo? Teremos pequenos ajustes nas aulas posteriores.
  • 27. Bind Layer + Points e Hierarquias
    Bora linkar tudo? Trabalho minucioso, que exige muita atenção! Não deixe nada de fora, heim?
  • 19. Rig dos olhos #2 - Piscadas e mais detalhes
    Chegada a hora Rig dos olhos nas Piscadas e alguns detalhes para incrementarmos ainda mais o Design nosso personagem; Estamos muito próximo do padrão Cartoon Network, heim? No dia da aula eu estava muito engraçadinho, então me perdoem. :D
  • 16. Estrutura Geral #1
    Finalmente adentraremos no incrível mundo do Rigging. Vamos comigo nessa! Conheceremos as estruturas de bones e hierarquias.
  • 32. Switch para as mãos
    Chegamos ao final deste módulo com o desenho das mãos em um switch, mas desta vez sem interpolação. Vamos entender a diferença?
  • 20. Exercício #1 — Algoritmo da Íris
    Nessa aula venho apresentar as ferramentas que temos disponíveis no Moho e propor a você a criação de um Algoritmo da Íris. E aí? Topa o desafio?
  • 24. Perspectiva na Perna #1 — Mecânica
    Vamos avançando nas perspectivas e agora iniciando a perspectiva da perna, sua parte mecânica.
  • 22. Perspectiva do Braço #1 — Mecânica
    Trabalhemos agora a tridimensionalidade do braço: adicionando perspectiva, uma parte mecânica.
  • 21. Rig dos Óculos
    Vamos então “rigar” nossos óculos e adicionar uma certa mobilidade neles, um toque cartunesco.
  • 30. Fonemas #1
    Chegada a hora de criara uns fonemas e fazer umas combinações entre actions. Qual será o resultado?
  • 29. Estrutura facial para Lipsync
    Os bones podem simular uma poderosa cadeia de músculos faciais. Então simulemos isso!
  • 25. Perspectiva na Perna #2 — Design
    Encerremos o design da perspectiva da nossa perna e agora podemos fazer muitas poses com ela!
  • 23. Perspectiva do braço #2 — Design
    Daremos conclusão a perspectiva do braço e acertar algumas questões de design.
  • 18. Rig dos olhos #1 - joystick para controle
    Adentrando nas actions e de cara com um sofisticado controlador da Íris que você sempre viu os profissionais do Rigging postar vídeos demo. Agora será você!
  • 31. Fonemas #2
    Finalizando os Fonemas, com FV, LTH e introdução do sistema hibrido entre rig e switches.
  • 17. Estrutura Geral #2
    Seguindo na estrutura dos bones. Ferramentas novas são apresentadas! Vamos que vamos.
  • 28. Duplicando e flipando membros
    O que você irá aprender aqui nessa aula vale milhões! Após termos feito todas as actions de um lado duplicaremos os membros e enviar para o outro lado! :)
  • 38 Fix no perfil da cabeça #2
    Seguindo na conclusão da resolução de problemas do model sheet. Agora sim, está muito mais sólido o desenho!
  • 45 Turn torso perfil #1
    Agora, sim! Vamos seguindo com o turn do torso para 3/4. Usaremos técnicas e novos scripts!
  • 50 Switches para pés
    Em muitos momentos iremos precisar de uma nova pose para os pés, então vou lhe ensinar como criar uma pose sempre que precisar e perder o medo de usar os switches para pés (no toon boom isso é bem comum) e o melhor: com interpolação (nas versões recentes do Moho).
  • 41 Torso em 3/4 #2
    Concluiremos o TURN do corpo pra 3/4. E na próxima aula, teremos que melhorar a tridimensionalidade da gola.
  • 44 Redesign da Gola #3
    Criaremos um loop para as linhas da nossa gola, resolvendo essa questão em todas as vistas. Próxima aula a questão da máscara da mesma.
  • 34 Giro de cabeça 3/4 #2
    Concluiremos o giro de cabeça para 3/4. Viu como é simples?
  • 39 Joystick da head
    Nessa aula super complexa e longa (só que não) vamos fazer o Joystick da cabeça.
  • 42 Redesign da Gola #1
    Temos aqui um grande dilema, porque sou destes que sofrem com o design: existem algumas coisas que não batem em 3/4 e o principal é a gola. Então veja como soluciono esse problema nas próximas aulas.
  • 37 Fix no perfil da cabeça #1
    Ops... Editando a aula percebi um erro de Parallax que me incomodou muito! Você viu eu reclamando o tempo todo na aula anterior da posição da orelha, óculos… Então essa e a próxima aula é um ajustar de velas, que sempre acontece. Arquivos do desenho da cabeça aqui abaixo. Recomendo de antemão que confira sempre a sua folha de personagem para evitar esse tipo de problema.
  • 51 Finalizando turns do corpo
    Terminamos então o turn do corpo, uma legenda para os controles e ajuste de alguns detalhes importantes para um rig. Vamos agora para a etapa de finalização!
  • 43 Redesign da Gola #2
    Criaremos um loop para as linhas da nossa gola, resolvendo essa questão em todas as vistas. Próxima aula a questão da máscara da mesma.
  • 35 Tilt Head #1
    Vamos então agora aplicar o tilt na cabeça (movimento vertical) com uma técnica muito interessante para não errar as posições. Let's Go!
  • 49 Turn pé
    Cara, essa aula é muita técnica que já uso a muito tempo e que revolucionou minha forma de trabalho. Vale ouro! Curta e simples. Vamos lá!
  • 35 Tilt Head #2
    Concluiremos o tilt de cabeça, ainda que o efeito parallax esteja estranho... O que será que houve? Não se preocupe, resolveremos na próxima aula.
  • 48 Turn quadril #2
    Concluíndo de forma bem prática o turn do quadril. Vamos seguindo com restante das partes!
  • 33 Giro de cabeça 3/4 #1
    Iniciemos o giro do corpo para direita, aplicando técnicas de solid design no nosso personagem, sendo um dos princípios de animação.
  • 40 Turn do torso 3/4 #1
    Chegamos então ao giro do torso. Bora levar O Luquinha a se contorcer!
  • 46 Turn torso perfil #2
    Finalizamos o turn do tronco para perfil e vamos entender também sobre o empilhamento de layers na animação, seja manual ou em uma action.
  • 47 Turn quadril #1
    Seguimos então com o turn do quadril. Como se vê, é muito mais simples que o turn da nossa jaqueta. Veremos pontos importantes também sobre a silhueta do personagem.
  • Live #1 - Mercado e Precificação Moho
    Live do dia 28 de janeiro de 2023. Falamos sobre muitos pontos interessantes sobre precificação, mercado internacional e nacional. Referências pessoais e compartilhamento de ferramentas para freelancers e orçamentos.
  • São essas aulas programadas, e elas podem ser mudadas sem aviso prévio. Outro fato é que muitas aulas ainda serão adicionadas. ​IV - Turn do Corpo (Frontal para 3/4) Perfil da cabeça por switch Combinação de dois smartbones Finalização e teste de Rig. V - Pós produção Como salvar o arquivo Uso de camadas de referências Interação entre personagens Interação com objetos​ Lives Live Módulo #2 Live Módulo #3 Live Módulo #4 Live Módulo #5
  • Como posso tirar as minhas dúvidas?
    Temos uma comunidade ativa no Telegram, seguimentada e com muitos amigos que podem ajudar. Eu pessoalmente responderei às perguntas ao final de cada dia ou momentos esporádicos. No final de cada módulo irei transmitir uma live para sanar as dúvidas ao vivo e o material ficará gravado. As dúvidas serão respondidas somente por este canal e é muito importante a participação na comunidade.
  • Existe valor adicional?
    Não há taxas para atualizações DESTE MÉTODO, de Rigging, para quem já adquiriu. Atualização de preços serão cobrados somente de novos alunos.
  • Este método é de animação?
    Não, este método é de Rigging avançado no Moho. Abordaremos conceitos de animação somente, um método específico de animação é o ANIMA 101.
  • Se eu não gostar das aulas, posso pedir meu dinheiro de volta?
    Sim, você pode. Você terá acesso completo por 7 dias para avaliação das aulas e professor e durante esse período, se quiser pode solicitar seu reembolso.
  • Sou completamente iniciante. O método é pra mim?
    Não e sim. Não porque o nível do método é intermediário a avançado com um certo nível de conhecimento, com aulas pensadas para este público. E sim porque se você se dedicar ao conteúdo poderá acompanhar com muito empenho, já entrando por um caminho mais curto e conseguindo ótimos resultados. Você não terá que reaprender novas técnicas ou métodos, poderá iniciar pelo caminho das pedras, ou adquirir o PACK 101 que é para iniciantes.
  • O método é somente de RIGGING?
    Não, como se faz necessário entender princípios de desenho no Moho preparei um módulo inteiro com técnicas avançadas de desenho e vetorização no Moho. Você vai adorar! Além de conceitos de animação desenvolvidos durante o método, lembrando que o método não é de animação e sim de Rigging.
  • Esse método possui certificado?
    Sim, o método possui um lindo certificado ao final dos módulos.
  • O método é gravado ou ao vivo?
    O conceito do método é GRAVADO, mas tem materiais de apoio ao longo do método que será ao vivo, com datas e horários marcados antecipadamente. Normalmente as aulas ao vivo são em finais de cada módulo e esporadicamente quando se fizer necessário ou lançamento de novas ferramentas.
  • Este valor pode ser parcelado?
    Sim, o valor pode ser parcelado, inclusive em dois cartões em até 12x SEM os juros da operadora.
  • Por quanto tempo terei acesso ao método?
    O acesso ao método é vitalício, inclusive a novos materiais que serão adicionados posteriormente.
  • 01. Introdução
    Seja muito bem-vindo ao nosso curso GEPPETTO rigging no Moho! Aqui vai uma apresentação breve do conteúdo e um histórico da minha jornada. Este tem aula experimental! 😍
  • 04. Estudo de articulações
    Todo corpo é um conjunto de articulações. Essas articulações podem ser resolvidas de forma simples, e se fazemos isso assertivamente irá nos poupar tempo. Nessa aula veremos alguns exemplos.
  • 03. Desenhando no Moho para o Moho
    Pergunta frequente: posso desenhar no Illustrator e importar no Moho? Resposta: sim, mas não é o melhor. Assista a essa aula e saia da zona de conforto e se torne um expert em desenhos no Moho. Com o tempo não vai querer outro programa, te garanto.
  • 06. Determinando limites para as articulações
    Vamos encerrando a última aula determinando os limites das articulações e introduzindo algumas funções do BONE CONSTRAINT.
  • 05. Prática: Rig da perna Equina
    Uma aula que irá te revelar muitos segredos do rigging no Moho. Mas é um FILLER, somente um estudo e demonstração, escolhendo o modelo mais complexo da última aula. Apesar de não ser canônica, é muito importante você assistir para entender conceitos e ferramentas que usaremos no decorrer do método!
  • 02. Scripts, atalhos e instalação
    Vamos abrir um leque de novas funções em seu Moho com o uso Scripts. Não tenha medo do novo! Nessa aula eu te ensino como configurar os Scripts e atalhos que usaremos ao longo do Método.
  • 08. Organizando as nossas referências
    Até que enfim vamos dar start a criação! Tudo deve estar em ordem para termos um melhor WORKFLOW. Arregace as mangas e vamos partir para o fantástico mudo do RIG!
  • 07. Seja intencional no Moho: Menos é mais
    Sabe o efeito borboleta? Moho é um ambiente propício para demostrar a realidade disso. Então seja intencional. Vamos falar sobre isso?
  • 13. Desenhando braço Direito #1
    Nessa aula usaremos partes escondidas da ferramenta Create Limb 2! Se você achava que ela era boa, espere até ver isso!
  • 09. Desenho cabeça #1 - Rosto
    Daremos início ao desenho do nosso Little Luca! Desenharemos o seu rosto com toda sequência correta de layers e uso de ferramentas incríveis!
  • 11. Estudo das articulações do Little Luca
    Assim como no módulo anterior, vamos fazer um estudo (desta vez do zero) das articulações do Luquinha. É uma aula essencial para termos um bom desenvolvimento do projeto.
  • 12. Desenho do Tórax
    Avançamos no design do personagem e enfrentaremos aqui um desafio maior do design até aqui: a Gola. Vamos avançando!
  • 15. Desenhando Perna Direita
    Vamos ao desenho das pernas. Última aula do módulo desenho. Ufa! Quanta coisa nova, heim? E aí? O que achou de tudo até aqui? Tome um fôlego e vamos para o nosso terceiro módulo!
  • 14. Desenhando Braço Direito #2
    Seguimos no desenho da manga da jaqueta, finalizando o braço e também já desenharemos o pescoço. E o mais legal: já estão todos rigados! :)
  • 10. Desenho cabeça #2 - Cabelos e óculos
    Dando seguimento no design do personagem, desenharemos os cabelos, óculos e shade do rosto. Conheceremos também o Patch, uma ferramenta poderosa!
  • 26. Resolução — Algoritmo da Íris
    Vamos enfim desvendar esse enigma do algoritmo da íris. No fim, não é tão complicado como você imaginava, certo? Teremos pequenos ajustes nas aulas posteriores.
  • 27. Bind Layer + Points e Hierarquias
    Bora linkar tudo? Trabalho minucioso, que exige muita atenção! Não deixe nada de fora, heim?
  • 19. Rig dos olhos #2 - Piscadas e mais detalhes
    Chegada a hora Rig dos olhos nas Piscadas e alguns detalhes para incrementarmos ainda mais o Design nosso personagem; Estamos muito próximo do padrão Cartoon Network, heim? No dia da aula eu estava muito engraçadinho, então me perdoem. :D
  • 16. Estrutura Geral #1
    Finalmente adentraremos no incrível mundo do Rigging. Vamos comigo nessa! Conheceremos as estruturas de bones e hierarquias.
  • 32. Switch para as mãos
    Chegamos ao final deste módulo com o desenho das mãos em um switch, mas desta vez sem interpolação. Vamos entender a diferença?
  • 20. Exercício #1 — Algoritmo da Íris
    Nessa aula venho apresentar as ferramentas que temos disponíveis no Moho e propor a você a criação de um Algoritmo da Íris. E aí? Topa o desafio?
  • 24. Perspectiva na Perna #1 — Mecânica
    Vamos avançando nas perspectivas e agora iniciando a perspectiva da perna, sua parte mecânica.
  • 22. Perspectiva do Braço #1 — Mecânica
    Trabalhemos agora a tridimensionalidade do braço: adicionando perspectiva, uma parte mecânica.
  • 21. Rig dos Óculos
    Vamos então “rigar” nossos óculos e adicionar uma certa mobilidade neles, um toque cartunesco.
  • 30. Fonemas #1
    Chegada a hora de criara uns fonemas e fazer umas combinações entre actions. Qual será o resultado?
  • 29. Estrutura facial para Lipsync
    Os bones podem simular uma poderosa cadeia de músculos faciais. Então simulemos isso!
  • 25. Perspectiva na Perna #2 — Design
    Encerremos o design da perspectiva da nossa perna e agora podemos fazer muitas poses com ela!
  • 23. Perspectiva do braço #2 — Design
    Daremos conclusão a perspectiva do braço e acertar algumas questões de design.
  • 18. Rig dos olhos #1 - joystick para controle
    Adentrando nas actions e de cara com um sofisticado controlador da Íris que você sempre viu os profissionais do Rigging postar vídeos demo. Agora será você!
  • 31. Fonemas #2
    Finalizando os Fonemas, com FV, LTH e introdução do sistema hibrido entre rig e switches.
  • 17. Estrutura Geral #2
    Seguindo na estrutura dos bones. Ferramentas novas são apresentadas! Vamos que vamos.
  • 28. Duplicando e flipando membros
    O que você irá aprender aqui nessa aula vale milhões! Após termos feito todas as actions de um lado duplicaremos os membros e enviar para o outro lado! :)
  • 38 Fix no perfil da cabeça #2
    Seguindo na conclusão da resolução de problemas do model sheet. Agora sim, está muito mais sólido o desenho!
  • 45 Turn torso perfil #1
    Agora, sim! Vamos seguindo com o turn do torso para 3/4. Usaremos técnicas e novos scripts!
  • 50 Switches para pés
    Em muitos momentos iremos precisar de uma nova pose para os pés, então vou lhe ensinar como criar uma pose sempre que precisar e perder o medo de usar os switches para pés (no toon boom isso é bem comum) e o melhor: com interpolação (nas versões recentes do Moho).
  • 41 Torso em 3/4 #2
    Concluiremos o TURN do corpo pra 3/4. E na próxima aula, teremos que melhorar a tridimensionalidade da gola.
  • 44 Redesign da Gola #3
    Criaremos um loop para as linhas da nossa gola, resolvendo essa questão em todas as vistas. Próxima aula a questão da máscara da mesma.
  • 34 Giro de cabeça 3/4 #2
    Concluiremos o giro de cabeça para 3/4. Viu como é simples?
  • 39 Joystick da head
    Nessa aula super complexa e longa (só que não) vamos fazer o Joystick da cabeça.
  • 42 Redesign da Gola #1
    Temos aqui um grande dilema, porque sou destes que sofrem com o design: existem algumas coisas que não batem em 3/4 e o principal é a gola. Então veja como soluciono esse problema nas próximas aulas.
  • 37 Fix no perfil da cabeça #1
    Ops... Editando a aula percebi um erro de Parallax que me incomodou muito! Você viu eu reclamando o tempo todo na aula anterior da posição da orelha, óculos… Então essa e a próxima aula é um ajustar de velas, que sempre acontece. Arquivos do desenho da cabeça aqui abaixo. Recomendo de antemão que confira sempre a sua folha de personagem para evitar esse tipo de problema.
  • 51 Finalizando turns do corpo
    Terminamos então o turn do corpo, uma legenda para os controles e ajuste de alguns detalhes importantes para um rig. Vamos agora para a etapa de finalização!
  • 43 Redesign da Gola #2
    Criaremos um loop para as linhas da nossa gola, resolvendo essa questão em todas as vistas. Próxima aula a questão da máscara da mesma.
  • 35 Tilt Head #1
    Vamos então agora aplicar o tilt na cabeça (movimento vertical) com uma técnica muito interessante para não errar as posições. Let's Go!
  • 49 Turn pé
    Cara, essa aula é muita técnica que já uso a muito tempo e que revolucionou minha forma de trabalho. Vale ouro! Curta e simples. Vamos lá!
  • 35 Tilt Head #2
    Concluiremos o tilt de cabeça, ainda que o efeito parallax esteja estranho... O que será que houve? Não se preocupe, resolveremos na próxima aula.
  • 48 Turn quadril #2
    Concluíndo de forma bem prática o turn do quadril. Vamos seguindo com restante das partes!
  • 33 Giro de cabeça 3/4 #1
    Iniciemos o giro do corpo para direita, aplicando técnicas de solid design no nosso personagem, sendo um dos princípios de animação.
  • 40 Turn do torso 3/4 #1
    Chegamos então ao giro do torso. Bora levar O Luquinha a se contorcer!
  • 46 Turn torso perfil #2
    Finalizamos o turn do tronco para perfil e vamos entender também sobre o empilhamento de layers na animação, seja manual ou em uma action.
  • 47 Turn quadril #1
    Seguimos então com o turn do quadril. Como se vê, é muito mais simples que o turn da nossa jaqueta. Veremos pontos importantes também sobre a silhueta do personagem.
  • Live #1 - Mercado e Precificação Moho
    Live do dia 28 de janeiro de 2023. Falamos sobre muitos pontos interessantes sobre precificação, mercado internacional e nacional. Referências pessoais e compartilhamento de ferramentas para freelancers e orçamentos.
  • São essas aulas programadas, e elas podem ser mudadas sem aviso prévio. Outro fato é que muitas aulas ainda serão adicionadas. ​IV - Turn do Corpo (Frontal para 3/4) Perfil da cabeça por switch Combinação de dois smartbones Finalização e teste de Rig. V - Pós produção Como salvar o arquivo Uso de camadas de referências Interação entre personagens Interação com objetos​ Lives Live Módulo #2 Live Módulo #3 Live Módulo #4 Live Módulo #5
  • Como posso tirar as minhas dúvidas?
    Temos uma comunidade ativa no Telegram, seguimentada e com muitos amigos que podem ajudar. Eu pessoalmente responderei às perguntas ao final de cada dia ou momentos esporádicos. No final de cada módulo irei transmitir uma live para sanar as dúvidas ao vivo e o material ficará gravado. As dúvidas serão respondidas somente por este canal e é muito importante a participação na comunidade.
  • Existe valor adicional?
    Não há taxas para atualizações DESTE MÉTODO, de Rigging, para quem já adquiriu. Atualização de preços serão cobrados somente de novos alunos.
  • Este método é de animação?
    Não, este método é de Rigging avançado no Moho. Abordaremos conceitos de animação somente, um método específico de animação é o ANIMA 101.
  • Se eu não gostar das aulas, posso pedir meu dinheiro de volta?
    Sim, você pode. Você terá acesso completo por 7 dias para avaliação das aulas e professor e durante esse período, se quiser pode solicitar seu reembolso.
  • Sou completamente iniciante. O método é pra mim?
    Não e sim. Não porque o nível do método é intermediário a avançado com um certo nível de conhecimento, com aulas pensadas para este público. E sim porque se você se dedicar ao conteúdo poderá acompanhar com muito empenho, já entrando por um caminho mais curto e conseguindo ótimos resultados. Você não terá que reaprender novas técnicas ou métodos, poderá iniciar pelo caminho das pedras, ou adquirir o PACK 101 que é para iniciantes.
  • O método é somente de RIGGING?
    Não, como se faz necessário entender princípios de desenho no Moho preparei um módulo inteiro com técnicas avançadas de desenho e vetorização no Moho. Você vai adorar! Além de conceitos de animação desenvolvidos durante o método, lembrando que o método não é de animação e sim de Rigging.
  • Esse método possui certificado?
    Sim, o método possui um lindo certificado ao final dos módulos.
  • O método é gravado ou ao vivo?
    O conceito do método é GRAVADO, mas tem materiais de apoio ao longo do método que será ao vivo, com datas e horários marcados antecipadamente. Normalmente as aulas ao vivo são em finais de cada módulo e esporadicamente quando se fizer necessário ou lançamento de novas ferramentas.
  • Este valor pode ser parcelado?
    Sim, o valor pode ser parcelado, inclusive em dois cartões em até 12x SEM os juros da operadora.
  • Por quanto tempo terei acesso ao método?
    O acesso ao método é vitalício, inclusive a novos materiais que serão adicionados posteriormente.

por apenas R$ 997,00

Turma #4 Aberta
ou 12x R$ 83,08 sem Juros

Geppetto Box.png
7-DIAS-DE-GARANTIA.png

 Vou ainda te garantir incondicionalmente 7 dias de garantia. Isso significa que se você consumir o conteúdo, aproveitar os bônus, experimentar o meu acompanhamento, e ainda sim não gostar do método, seja pelo conteúdo mesmo, pela minha didática, ou qualquer outro motivo, você tem 7 dias para pedir o seu dinheiro de volta, sem se justificar, reembolso total!

Luca HD.jpg
Ementa do Curso
O Tutor
Quanto?
bottom of page